Ponte no Rio Tocantins tem conclusão prevista para dezembro.
A tão espera ponte sobre o Rio Tocantins, chamada de Ponte de Estreito, na BR-226/TO/MA, deve ficar pronta em dezembro. Com 75% dos serviços executados, a travessia entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) tem investimento do Governo Federal de R$ 171,1 milhões.
Quando concluída, a ponte vai restabelecer a ligação de uma das principais rodovias do país com a malha rodoviária brasileira, devolvendo o fluxo entre a Região Norte e o restante do país.
75% das obras avançadas
Após o acidente que aconteceu em 14 de dezembro de 2024, deixando 14 mortos e três desaparecidos. A reconstrução da nova ponte está sendo com o método de balanço sucessivo.
A técnica é utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo.
A construção consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas) que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais.
Setembro terminou com todas as 24 fundações e os 26 pilares prontos. As 45 vigas pré-moldadas que vão compor a nova Obra de Arte Especial (OAE) foram concluídas e a montagem de cinco das nove lajes foram concretadas.
Também já foram concluídas as aduelas de disparo e estão sendo executadas as demais aduelas dos balanços sucessivos, tendo sido concretadas 20 aduelas, de um total de 60 peças. As equipes concluíram as pré-lajes e, com os trabalhos em andamento, a nova estrutura ganha forma.
Como será a nova travessia sobre o Rio Tocantins?
Essa travessia do Rio Tocantins terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros. Serão duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
Como está a estrutura das pontes do país?
O Brasil possui mais de 11 mil pontes e viadutos com risco estrutural relevante, segundo o estudo Panorama Geral das Pontes Rodoviárias Brasileiras.
O levantamento que reuniu dados do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) evidencia um ponto crítico.
Portanto, grande parte da malha viária nacional está vulnerável por falta de manutenção, envelhecimento dos materiais e execução sem rigor técnico.
*Com informações Pé Na Estrada.
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